4 técnicas infalíveis para memorizar qualquer coisa
A sobrecarga de informações que carregamos durante os estudos para quaisquer Certificações de TI (das iniciais às de nível especializado) pode sacrificar o nosso principal recurso para a aprovação e conquista dos nossos objetivos na Carreira por meio dos estudos: a memória!
São inúmeras fontes de informação: livros, PDF´s, sites, vídeos, podcasts, professores… a lista é imensa! E esta grande fonte de informações confunde, atrasa e nos tira do foco do principal, que, ao final, é conseguir aprender e memorizar um bom conteúdo para garantir a nossa aprovação no exame de Certificação.
Os sintomas desse stress são os famosos brancos durante os estudos e no momento da prova! Evite o branco nas provas lendo este artigo.
Assim, além de ter possuir um material correto para as suas Certificações, você deve utilizar métodos de estudos (veja este aqui focado em Certificações de TI) que potencializam seus resultados.
Além disso, selecionamos algumas técnicas para memorizar qualquer tema que com certeza vão te ajudar nos estudos de Certificações. Veja só:
1 – Invente acrônimos e acrósticos
Acrônimos são palavras formadas por letras que representam outras palavras. A Sigla CCNA, por exemplo, é um acrônimo para Cisco Certified Network Associate.
Já os acrósticos são frases formadas por palavras cuja primeira letra é a dica para o que precisa ser lembrado. Se você quer memorizar, por exemplo, os nomes dos bairros paulistanos Mooca, Penha, Belém e Carrão, por exemplo, pode gravar a frase “Meu Pai Bebe Café”.
2 – Aposte em associações visuais
Muitas pessoas têm memória fortemente visual, e, para elas, uma das melhores técnicas de memorização passa pela combinação de imagens.
Acabou de conhecer um conceito novo? Para memorizar seu conteúdo e nunca mais esquecer escolha algo da sua rotina ou comum para você para associar ao seu nome.
A vantagem está em transformar um dado abstrato, como um conceito, data ou nome, em algo concreto. Vale caprichar na criatividade: imagens mentais ricas, coloridas e vívidas são mais fáceis de guardar.
3 – Repita, repita, repita
Este é um método intuitivo para a memorização. Quanto mais vezes você disser a si mesmo o que precisa recordar – ainda mais se for em voz alta – melhor será o resultado.
A repetição pode ser estimulada por um exercício de perguntas e respostas como “O quê?”, “Quem?”, “Quando?”, “Onde?”, e “Como?”. Faça disso um roteiro usado regularmente para repassar mentalmente as suas lembranças.
4 – Vá aos poucos
Assim como ir à academia, o exercício e a prática mental irão melhorar conforme o tempo passa e você fica mais treinado.
Não adianta querer ter uma memória de campeão se você, até hoje, treinou muito pouco. Assim, comece devagar e sem uma cobrança muito forte sobre os seus resultados. A cobrança alta pode tirar sua motivação e fazer você desistir do seu objetivo.
Isso vai te ajudar muito na memorização de qualquer tipo de conteúdo!
Até a próxima!
Rodrigo Pace