Certificações CISCO: O Fim da Decoreba

Não é de hoje que avisamos: a decoreba nas provas estava com os dias contados. Foi no artigo “Memorizar: O fim da decoreba Certificações em TI” onde falamos que a Cisco havia entrado com um processo contra as maiores “fabricantes” de questões para suas Certificações. Os processados foram: Pass4Sure, TestKing e Test-Inside.

Após o processo, o Fim para dumps da Cisco!

Parece que lá nos EUA a justiça fez valer a sua decisão. Após acessar os 3 sites processados, em nenhum deles há menção a dumps para as provas da Cisco. Veja:

testking-fim-da-decoreba-para-certificacoes-cisco-www-formuladascertificacoes-com-br-min
Testking

pass4sure-fim-da-decoreba-para-certificacoes-cisco-www-formuladascertificacoes-com-br-min

Pass4Sure

test-inside-fim-da-decoreba-para-certificacoes-cisco-www-formuladascertificacoes-com-br-min
Test-Inside

Se a moda pega…

Essa decisão abre caminho para as outras fabricantes de tecnologia, a exemplo da Cisco, que se incomodam com a ideia de que decorar questões pode certificar profissionais despreparados para enfrentar os desafios do mercado. Então, caso novos players queiram processar estas empresas, a velha tática de memorizar as questões pode realmente estar com seus dias contados.

Conhecimento é Poder

A melhor saída para esta situação são duas:

  1. Experiência + conteúdo: Nada melhor do que coroar sua experiência com uma Certificação top de Mercado como um CCIE da Cisco, por exemplo. E essa experiência pode (e vai) te ajudar muito a encarar os estudos com a seriedade que eles pedem. Além disso, o seu histórico profissional, com certeza, vai te ajudar a entender corretamente os cenários para que você não perca questões por cansaço ou falta de atenção durante a prova.
  2. Conteúdo apenas: Tirar Certificações (não só da Cisco) é para todos, mesmo que você esteja começando na sua carreira e ainda falte um pouco de experiência. Neste caso a melhor saída é estruturar muito bem seus estudos para que seu aprendizado seja muito consistente e te traga, sim, o conhecimento necessário para passar na prova.

É claro que os dumps ajudavam (e muito) nos estudos de quem não os utilizava apenas para a decoreba, afinal, nada melhor do que um teste de conhecimentos sobre uma base válida de questões. Porém, agora será preciso mudar os paradigmas de estudos.

Aprendizado Acelerado

Como, a partir de agora, vai ficar mais difícil acelerar as conquistas (uma vez que os dumps vão começar a ficar obsoletos), você vai precisar de um método de estudos que te traga não só conhecimento, mas também velocidade. As técnicas utilizadas pela maioria são genéricas e esse generalismo não é benéfico quando pensamos na questão do tempo de estudos.

É comum as pessoas utilizarem conceitos antigos, dos tempos do colégio, para estudarem. E isso, sem dúvida, não é algo que te trará ganho de aprendizado contínuo e sólido. Por exemplo: em provas onde há questões mais técnicas além das teóricas, como você vai fazer para grifar textos ou encontrar os seus pontos cegos durante os estudos?

Para isso a melhor saída é que você evolua sua forma de estudos. Se você tiver tempo para aprender com os obstáculos que encontrará no caminho e mais tempo ainda para refinar seus estudos até encontrar seu caminho para o aprendizado acelerado, seria bacana começar o quanto antes. Separe um tempo na sua agenda para isso e siga em frente!

Se você quer estudar com Método de Estudos comprovadamente eficaz e especializado em Certificações de TI, clique aqui e baixe gratuitamente um Cronograma de Estudos e um Método que muitas pessoas estão utilizando para evoluírem em suas carreiras e tirarem mais Certificações em menos tempo.

Já que a memorização de questões está com seus dias contados, é melhor começar desde já a estruturar seu plano de estudos para privilegiar o conhecimento dentro das suas Certificações. Você só tem a ganhar!

Até a próxima!

Rodrigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.