Como usar marca texto para estudar para sua Certificação
Ao decidir por começar um ciclo de estudos para obter sua próxima Certificação Profissional é comum você se sentir desanimado. Este desânimo é causado pelo fato de que o total de material a ser estudado é muito grande e ler todo este material diversas vezes cansa. E cansa mesmo.
Melhorar a qualidade dos estudos é fundamental para que você estude menos e aprenda mais durante o ciclo de estudos que te levarão à sua próxima certificação profissional. E, neste sentido, quanto maior o aprendizado, melhor.
Para, então, melhorar a qualidade dos seus estudos você deve utilizar sempre o recurso das canetas marca texto. Leia este artigo e saiba como utilizar este recurso para aprender mais, de uma forma melhor e em menor tempo.
Canetas Marca Texto e seu Ciclo de Estudos
Normalmente durante os estudos utilizamos as canetas marca texto da forma incorreta. A caneta e o grifo são utilizados apenas para marcar tópicos e cabeçalhos de temas que são importantes e não o conteúdo em si.
Algumas vezes também caímos no erro de marcar itens demais, dificultando ainda mais os estudos. Marcar demais atrapalha pois inicialmente o grifo deve ser utilizado para marcar o que de mais importante o texto pode nos trazer (e o que acreditamos ser importante para a prova que vamos enfrentar).
Então, marcar pouco ou marcar muito não resolve. Você deve procurar marcar sempre o conteúdo ideal que vai te ajudar a acelerar os estudos nos próximos ciclos de leitura que você fizer.
O que marcar?
É comum, durante seus estudos, você encontrar diversas fontes de informação que contenham conteúdos semelhantes que contenham algumas diferenças sutis. Então, o que marcar?
Normalmente nestes casos os conteúdos dizem as mesmas coisas, porém o fazem com palavras diferentes. Então no momento em que você estiver estudando, você deverá evitar marcações redundantes entre materiais.
Apesar de isso parecer algo entediante e perda de tempo, não é. A atenção gasta fará com que você relacione melhor os conteúdos, lembrando sempre do que já foi estudado e trazendo para sua memória de curto prazo os materiais lidos nos ciclos passados. Assim, sem perceber, você estará revisando o conteúdo em tempo de estudos mesmo!
Então, atenção ao que você marcar. Isso vai facilitar sua vida no futuro e fará com que você acelere seus estudos rumo à sua certificação.
O que marcar além do óbvio?
Utilize sempre seu bom senso para enxergar as pegadinhas do material e grifá-las sempre que as identificar.
Outra dica legal é marcar as partes que possuem o conteúdo das questões que você errou no simulado ou mesmo na prova que, se for o caso, você não tenha passado.
Estes tipos de marcação trarão luz aos enganos que você tenha cometido, ou confusões sobre conteúdos que ainda (note bem: ainda) não foram solucionados.
Estude com firmeza de propósito, sabendo que seu Projeto de Certificação é algo temporário na sua vida e que o resultado e benefícios que a Certificação trará para sua vida serão de longo prazo.
Espero que você utilize estas dicas e estude sempre com mais qualidade. Minha intenção é te ajudar a estudar e conseguir o seu objetivo, transformando os estudos em um Projeto com começo, meio e fim programados e direcionados ao sucesso.
Então utilize essas técnicas para aprimorar seus estudos, criando sua própria estratégia para que, no final, você aproveite melhor seu tempo para estudar e aprender o máximo de conteúdos que for necessário e fazer o seu tempo de estudo valer a pena.
Até a próxima!
Quer receber mais dicas de estudos para suas próximas Certificações? Clique aqui e saiba mais.
Rodrigo, Coach