Método de Estudos: A arte de estudar mesmo quando voce nao esta afim
Sono, cansaço, preguiça, falta de tempo… são vários os motivos que nos fazem não querer nem começar a estudar pra nossa próxima Certificação em TI. Quem nunca passou por isso que atire a primeira pedra. Tenho certeza que você sabe do que eu estou falando.
Segunda-feira passada foi a minha vez. Minha rotina é bastante corrida: demoro 1:30h para sair de casa e ir ao trabalho. Levo o mesmo tempo para voltar pra casa. Chego de volta e sempre tenho algo a fazer (das atividades físicas até o dia a dia dentro de casa).
Mas como a economia anda meio estranha há algum tempo e o Certificado PMP que tenho já não é tão diferencial assim no mercado, decidi voltar à ativa para colocar à prova novamente o Método de Estudos (clique aqui e baixe gratuitamente) que criei para passar nas Certificações de TI que eu quisesse estudando 2h por dia e sem estudar aos finais de semana.
Resolvi, então, tirar o Certificado CISSP da ISC² (Certified Information Systems Security Professional). A prova é complexa: 6h de duração com 250 questões a serem resolvidas. O material texto oficial tem mais de 1000 páginas em inglês para serem estudados.
Para caber na minha agenda, passei a acordar mais cedo (5:10h da manhã), para poder estudar antes do horário do expediente já que eu funciono melhor pela manhã.
E o que me faz manter esse ritmo de estudos, rotina de trabalho e vida pessoal? Algumas coisas pesaram na decisão (como a empregabilidade, por exemplo), mas o que me faz manter a disciplina são o seguinte:
Objetivos e Metas
Quem gosta de acordar às 5:10h da manhã? Eu não. Quem gosta de estudar com sono? Eu não.
Então como manter a disciplina?
1 – Quanto Mais Especializado, Melhor!
Passar na sua Certificação trará uma diferenciação para seu currículo o que, por sua vez, aumentará sua visibilidade no mercado e o desejo do seu empregador ter você por perto. Então, compensa muito se esforçar.
2 – Uma Certificação é um Projeto
Você, antes de qualquer coisa, deve encarar seus estudos como “um projeto temporário com benefícios constantes”.
Projetos, por definição, devem ter uma data de início e uma data de fim. Então, essa história de estudar sem prazo de término só faz aumentar as chances de você parar de estudar.
Você deve ter um planejamento estruturado e estratégico de estudos para que ele não pese no seu dia e para que você veja sempre a luz no fim do túnel.
3 – Benefícios de Longo Prazo
Uma Certificação Top de Mercado fará, como dito no item 1 acima, que você se destaque na multidão. Isso trará uma empregabilidade melhor (caso você esteja afim de trocar de emprego) ou muito mais tranquilidade de não ser a próxima vítima do corte de funcionários que a sua empresa vai fazer, uma vez que um funcionário especialista vale mais do que alguém que não tem Certificação alguma.
4 – Tenha Foco
Saber exatamente qual Certificação você vai tirar e o porque disso é algo fundamental no seu planejamento. A definição da sua estratégia de estudos depende disso.
Não sabe qual Certificação escolher? Faça uma reflexão sobre as possibilidades e escolha a que aponta para um caminho onde você se sentirá bem. Técnicas de Coaching podem ajudar nesse caso.
Então, por onde começar a Estudar para a Minha Certificação?
Você deve ter um bom método de estudos.
Caso você ou seus amigos pensem que Métodos de Estudos não funcionam, olhe para o exemplo dos Concursos Públicos. Métodos de Estudos focados são amplamente utilizados para todos os tipos de concurso.
Porque não utilizá-los para Certificações em TI? Métodos genéricos até podem não trazer resultados. Então busque por uma metodologia comprovada e que funcione para a nossa área de tecnologia.
Se você não tem um Método de Estudos, eu disponibilizei nesse link um cronograma de estudos e um livro digital que irão te ajudar a definir sua estratégia de estudos para que você possa programar seus estudos, estudar com foco e estratégia para passar em qualquer prova de Certificação de TI importante para a sua Carreira.
Tirar Certificações em TI é a escada que faltava para você subir mais alto.
Vamos estudar! Porque a concorrência não descansa e as melhores vagas continuam vagas! 🙂
Até a próxima!
Rodrigo