Método de Estudos: Qual é a melhor maneira de estudar e aprender?
Qual é a melhor maneira de estudar para um exame de Certificação? Método de Estudos. Veja só o porque.
Um estudo feito em 2013 por psicólogos americanos colocaram Métodos de Estudos à prova para avaliar se eles realmente trazem benefícios pra você.
Surpreendentemente algumas formas de estudar muito utilizadas por todos são pouco efetivos e atrasam o seu aprendizado, ao contrario do que muitas pessoas pensam (e fazem). Leia este artigo até o final e repense a sua forma de estudar. 🙂
Técnicas muito usadas trazem benefício mínimo
O autor do artigo e do estudo, o Dr. John Dunlosky disse: “Eu estou chocado que algumas estratégias de estudos que os alunos usam muito …sumarização e grifar texto… provêm o mínimo benefício no seu aprendizado e performance (nos estudos)“.
10 métodos de Estudos Avaliados (Qual é o seu?)
Seguindo a entrevista o Dr. John enfatizou que “… nós queremos ter um olhar mais abrangente nas estratégias (de estudos) promissoras para orientar professores, alunos e pais sobre quais estratégias são mais eficazes, porém subutilizadas“.
Assim, o estudo focou nas seguintes formas de estudos (veja se você utiliza algum deles):
- Interrogação Elaborativa: Explicar a si mesmo o porque algo é verdadeiro.
- Auto Explicação: Explicar como uma informação nova se relaciona com algo já conhecido
- Sumarização: Escrever resumos do que deve ser aprendido
- Grifar texto: Marcar partes potencialmente importantes do texto a ser aprendido
- Palavras Chave: Usar palavras chave e imagens para criar associações
- Associação Imaginativa: Associar imagens mentais enquanto lê o texto a ser aprendido
- Releitura: Reler o texto a ser aprendido repetidas vezes
- Testes: Prática de uso de exercícios e flashcards para fixação de conteúdo
- Testes Distribuídos: Uso de Testes ao longo do tempo
- Prática Intercalada: Implementação de diferentes tipos de problemas, combinando diferentes materiais em uma mesma sessão de estudos
Os Resultados
Os critérios utilizados fixaram-se em diferentes medidas de resultados para mostrar o desempenho dos alunos por meio da memória, resolução de problemas, compreensão entre outras categorias, basicamente mostrando que habilidades cada método ajudou a melhorar.
Ao final do relatório o grupo de cientistas informou que … “quando usados corretamente, nós suspeitamos que eles vão produzir ganhos significativos no desempenho em testes e em muitas tarefas encontradas em todo o ciclo de vida.“
Ou seja, utilizar uma técnica isoladamente pode não trazer o efeito que você deseja ao longo do tempo de estudos para a sua Certificação em TI uma vez que o aprendizado deve ser construído de forma completa e focada para o conteúdo a ser estudado e a ser colocado à prova em um exame de Certificação.
Assim, nada melhor do que um Método de Estudos focado em Certificações de TI para evoluir muito mais rapidamente até o seu Certificado Profissional.
O Motivo da (sua) Desistência de Estudar: Falta um Método de Estudos
Qual destas formas de estudar você utiliza?
Mais de 50% das pessoas que iniciam um processo de estudos para Certificações em TI desiste de estudar no meio do caminho. Essa decisão traz insatisfação, ansiedade e uma auto crítica extremamente alta que te coloca num redemoinho que gera mais insatisfação, ansiedade e auto crítica.
Quem estuda com Método de Estudos consegue em um curto prazo avaliar seus resultados e mensurá-los para, assim, seguir firme nos estudos, motivado e disciplinado para, com mais frequência, atingir os objetivos traçados.
Se você quer estudar com foco, estratégia e um Método de Estudos focado para sua Certificação de TI utilizando as técnicas corretas para provas em Tecnologia da Informação, baixe aqui um cronograma de estudos e um ebook para chegar ao sucesso (e à sensação de felicidade e poder que isso traz) muito mais rapidamente.
Até a próxima!
Rodrigo