Estudo muito mas o resultado não vem! Qual é o problema?

Estudo muito mas o resultado não vem! Qual é o problema?

Essa dúvida é comum quando falamos de estudos para Certificações em TI. Muitas pessoas me perguntam qual é o problema com eles já que eles estudam, estudam e os resultados não vem (sejam em simulados ou nas certificações em si).

Eu costumo dizer a eles que, como mais de 90% das pessoas, provavelmente elas estão fazendo algo de errado quando programam, planejam ou mesmo já estão estudando para suas certificações em TI. E, também, que provavelmente elas estão cometendo 3 erros comuns à maioria das pessoas que iniciam os estudos para suas certificações ao longo da carreira.

3 erros comuns

Os 3 erros, apesar de simples após revelados, se escondem nos detalhes quando não prestamos atenção neles. Então, vamos jogar luz em cada um pra que você consiga estudar com mais qualidade daqui por diante e, assim, tirar suas certificações mais rápido para, então, evoluir na carreira de forma mais organizada e baseada em conquistas (e não na boa vontade de chefes e empresas pelo mundo afora).

Erro #1: Ler não é Entender

É normal existirem materiais para certificações de TI que ultrapassam 500 páginas de conteúdo. É comum encontrar materiais com mais de 1000 páginas. Eu já vi materiais com mais de 1500. Então, diante de monstros como estes, é comum as pessoas começarem a ler o material na (boa) intenção de chegar ao seu final logo.

Só que: ler não é igual a entender.

As pessoas processam a leitura mas não dão conta de processar o entendimento dado volume de páginas. Daí, quando terminam a primeira leitura, elas estão cansadas, impacientes, nervosas e ansiosas e, claro, não dão sequência aos estudos. E se derem, sofrem de uma queda imensa no foco, motivação e disciplina nos estudos.

Resumindo o Erro #1

  • Diagnóstico: Ler não é ententer. Entenda isso.
  • O que acontece então? A rotina toma conta e você desiste de estudar. As tarefas diárias voltam a ter prioridade e a sua carreira volta a ser colocada de lado.
  • O que fazer? Estude focando no conteúdo mais relevante para a sua prova. Saiba o que a prova pede para saber o que estudar, como estudar e quando estudar.

Erro #2: Revisar não é reler

Essa é a consequência do erro #1. As pessoas pensam que estudar é apenas ler o conteúdo. Então elas leem o conteúdo e não aprendem muito.

À revisão se aplica o mesmo. Quem não entende como estudar corretamente não entenderá como revisar da maneira certa. Além disso, pode acontecer de alguém estudar corretamente porém revisar da forma errada.

A revisão tem que ser feita de forma cuidadosa, procurando cobrir pontos importantes do material, identificados na hora do estudo.

O mais legal é resumir baseado na sua prova, de acordo com o que a banca examinadora pede e seguindo a orientação do conteúdo que você estudou durante o período antes da prova ou do simulado.

Resumindo o Erro #2

  • Diagnóstico: Resumir não é reler, de jeito nenhum.
  • O que acontece então? Além do desgaste do estudo, se você resumir errado, você terá um material incompleto e insuficiente para fazer o seu conhecimento crescer ao longo do tempo.
  • O que fazer? Crie resumos baseados em conteúdo e não em quantidade de texto. Menos é mais nesse caso.

Erro #3: Estudar “duro” não é estudar com qualidade

Se força bruta fosse equivalente à inteligência o Stephen Hawking não seria um dos maiores cientistas da humanidade. Então, tire da sua mente que você deve ser um moedor de livros.

Estudar por muitas horas a fio não quer dizer que você estará mais preparado ou que a quantidade de horas fará você aprender mais.

Ciclos muito longos de estudos possuem 2 características que atrapalham o seu rendimento:

  1. Você joga muita informação para o seu cérebro e ele, coitado, não dá conta de processar tudo de uma só vez;
  2. Estudar por muitas horas é fisicamente extenuante.

Ao somar as duas características acima você tem um cenário ruim. Seu cérebro e seu corpo estarão cansados, ou seja, sua atenção e foco cairão por causa do cansaço físico e a absorção do conteúdo estudado será menor por causa do cansaço mental.

Resumindo o Erro #3

  • Diagnóstico: Esgotamento físico e mental ao longo dos estudos conforme o tempo passa.
  • O que acontece então? Saco na lua, impaciência, falta de foco, falta de vontade de continuar estudando. Baixo aprendizado.
  • O que fazer? Estude menos horas, focando na qualidade

Eu espero que essas 3 dicas te ajudem a iluminar o seu caminho nos estudos para certificações.

Se você quiser, veja as dicas aqui para estruturar melhor seu plano de estudos para, assim, chegar na sua certificação mais rápido e com menos stress.

Até a próxima!

Rodrigo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.