Porque temos branco durante as provas?

Porque temos branco durante as provas?

Já te deu aquele branco, que você sabe que sabe, mas na hora H some tudo da sua cabeça quando você está em frente a prova pra resolver as questões da sua certificação?

Nesse artigo vamos falar sobre a origem do branco e como ele acontece conosco.

Antes de mais nada temos que ter bem claro o processo de criação da nossa realidade e a forma pela qual nós reagimos ao nosso ambiente. A base de tudo são os nossos sentimentos e pensamentos.

1 – Sentimentos de inferioridade

Quando nós falamos sobre sentimento de inferioridade estamos falando sobre o famoso “será que eu vou dar conta disso?” ou “não consigo passar nessa prova”.

Estes tipos de sentimentos fazem com que a confiança que temos nos estudos e no nosso processo de aprendizado e conhecimentos diminua muito e isso, ao longo do tempo, faz com que nossa performance na hora da prova seja a pior possível.

2 – Sentimentos de autocobrança

Em TI não há nada mais comum que uma cobrança elevada consigo mesmo.

“Eu tenho que dar o meu máximo” ou “Preciso passar de qualquer forma porque meu colega tirou o certificado que a empresa pediu e eu ainda não”.

Ou seja, a cobrança demasiada também afeta os resultados nos estudos porque gera ansiedade e stress relacionado ao processo de certificação. Você fica engessado, preso nas preocupações e nada sai direito.

3 – Sentimento de perfeccionismo

Durante meu trabalho de Coach para orientação em Certificações em TI já ouvi diversas vezes algumas pessoas dizendo que “preciso ser o mais perfeito possível”. Ou “minha pontuação tem que ser máxima”.

Tudo tem que ser perfeito para que o resultado seja considerado bom. Mas fica aqui a pergunta: Qual a diferença entre uma pessoa certificada e uma pessoa certificada com 100% de acertos? Isso te trará qual benefício na prática?

Este perfeccionismo também engessa e nos segura no lugar pois atingir o nível máximo de perfeição é impossível.

Se mostrar melhor que os outros pode fazer com que você dê foco em algo que é pouco produtivo no momento dos estudos. Fazer o necessário para ser aprovado e conseguir a sua Certificação é a melhor saída sempre.

O branco

No branco todos os sentimentos acima tomam conta da sua mente e fazem com que seu nível de stress e ansiedade subam. Ao subirem, sua mente fica confusa criando situações e estimulando crenças que vão te atrapalhar na hora da prova.

Por exemplo, se alguém disse pra você “vai lá na prova e seja o melhor!”. Apesar de poder ser um incentivo, isso pode disparar os sentimentos acima de autocobrança e perfeccionismo e fazer com que sua performance seja influenciada. Entende?

E como evitar o branco?

Para evitar situações como estas, você deve estar ciente das suas capacidades e de que o conhecimento deve ser construído por um processo de aprendizagem sólido. Neste ponto uma metodologia de estudos eficaz pode fazer a diferença.

Baixe gratuitamente o cronograma de estudos, ebook de instruções e acesso ao video explicativo do Fórmula das Certificações aqui.

Além disso, manter a calma diante das dúvidas que surgirem é fundamental. Saber que conseguir qualquer certificado é um projeto faz com que nós aceitemos que tudo deve ter um começo, meio e fim. Assim, ao fim do projeto, na data da prova, você saberá que subiu vários degraus e que está ali preparado para fazer o seu melhor e, com certeza, atingir seu objetivo maior.

Vamos seguindo nos estudos e nas vitórias na nossa carreira!

Até a próxima!

Rodrigo, Coach especialista em Profissionais de TI
www.formuladascertificacoes.com.br
www.rodrigopace.com.br
www.desafiolinkedin.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.