O mito do chute em provas de Certificação Profissional

O mito do chute em provas de Certificação Profissional

Hoje vamos falar sobre chute em provas de certificações profissionais.

Muita gente acha que não chutar é a melhor escolha em qualquer tipo de prova de certificação profissional. Porém existem questões e temas que nos geram dúvidas e sempre deixamos estas questões para o final da prova.

Ao chegar no final da prova estamos cansados mentalmente e fisicamente e isso atrapalha, com certeza, nosso raciocínio no momento de lembrar o conteúdo e responder corretamente estas questões.

Agora vou dizer pra você três motivos pelos quais você deve chutar as questões tem prova de certificação.

1 – Estatística

Estatisticamente falando se você errar a questão você não vai perder uma questão certa como acontece em algumas provas de concursos públicos como as da CESPE, por exemplo. Neste tipo de prova, para cada resposta errada, você anula uma resposta certa do seu gabarito.

Felizmente as Certificações em TI não seguem este tipo de raciocínio.

Além disso, em questões de múltipla escolha normalmente uma ou mais alternativas são completamente fora de contexto o que aumenta suas chances de acertar a questão. Assim, como você estudou corretamente para a prova, você vai saber quais questões eliminar para ter menos chances de erro na hora do chute.

Então, se você não se recorda do conteúdo daquela questão, chute. Se você se lembra mas não tem certeza de qual é a resposta certa, elimine as alternativas absurdas e chute com maior chances de acerto.

2 – Bom senso

Utilize o seu bom senso dos temas que geram dúvida para garantir uma porcentagem maior de acerto.

Outro fator a ser considerado é que você já estudou conteúdo desta questão isso te dar uma vantagem consciente durante o chute.

3 – Cansaço

As provas que nos certificam como especialistas em determinadas áreas de TI são, geralmente, longas e cansativas.

Muitas pessoas tem o costume de deixar em branco e marcar as questões que geraram dúvidas para respondê-las depois, ao final da prova.

Isso é um erro pois ao final da prova estamos mentalmente e fisicamente muito cansados e, com certeza, nossa performance nos chutes será pior.

Então, o recomendado é: ao encontrar uma questão que te gerou dúvida, marque-a para revisão ao final da prova. Porém, já selecione uma alternativa mesmo marcando esta questão para revisão. É mais provável que você raciocine melhor durante a prova do que ter que rever todo o conceito e conteúdo da questão ao final do teste.

Assim, se você deixou alguma questão para trás durante a prova está cansado ou não se lembra do tema chute sem medo de errar porque é melhor correr o risco de errar do que ter a certeza de não contar com aquela questão como certo na sua prova.

Se você gostou desse artigo, quer tem melhor desempenho na prova de certificação que você escolheu para sua carreira e quer ter contato com mais estratégias de estudo e metodologias para aumentar o seu desempenho e o seu aprendizado, cadastre-se em nossa lista vip e receba seu eBook gratuito com mais dicas que vão te ajudar.

Ate mais!

Rodrigo Pace, Coach

www.rodrigopace.com.br

www.desafiolinkedin.com.br

www.formuladascertificacoes.com.br

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.